Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Novas regras para validação de documentos públicos facilitam a obtenção de dupla cidadania.

Publicado por Cintia Cintia
há 7 anos

Em agosto do ano passado, entrou em vigor no Brasil a Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, conhecida como Convenção da Apostila de Haia, que torna mais simples e ágil a tramitação de documentos públicos entre o Brasil e outros 111 países, facilitando a tramitação de documentos fundamentais para o processo para obter dupla nacionalidade.

Antes, para um documento público brasileiro ser válido no exterior a pessoa física ou jurídica precisaria fazer uma tradução juramentada, reconhecer firma em cartório, autenticar no Ministério das Relações Exteriores e reconhecer a autenticação em uma embaixada ou consulado do país estrangeiro, o que poderia levar meses. Agora, com a Convenção, foram suprimidas as etapas consulares, sendo preciso apenas o apostilamento em um cartório comum.

Em nota (Nota 298), o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “a Convenção da Apostila permitirá, ainda, melhor utilização de recursos públicos, uma vez que o Ministério das Relações Exteriores não mais precisará dedicar-se à consularização de documentos – o Itamaraty, seja em território nacional ou por meio de sua Rede Consular, realiza aproximadamente 1,5 milhão de legalizações de documentos ao ano”.


fonte: Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo

  • Publicações81
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações199
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/novas-regras-para-validacao-de-documentos-publicos-facilitam-a-obtencao-de-dupla-cidadania/420896235

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)